sexta-feira, setembro 27

Uma lição de discriminação - UNIVESP

O documentário foi uma experiência feita em uma escola no Canadá, com crianças entre 9 - 10 anos, onde a professora divide a turma em dois grupos, altos/baixos,  e segrega hora um grupo, hora outro.




O documentário acompanha o dia das crianças passando por situações de preconceito, e exclusão, e a reação de cada uma delas, inclusive de acordo com a personalidade de cada uma. 

A experiência impressiona. O documentário é muito bem produzido e filmado.

É realmente muito interessante, se puder assistir, são 40 minutos que valem muito a pena!




Publicado em 19/07/2013
Produção: Radio-Canada 2006
Desde o começo dos tempos, os seres humanos têm tendência a formar grupos, excluindo assim estranhos, inimigos, e qualquer um que seja diferente. Podemos não exatamente incentivá-las, mas tais atitudes tornam-se arraigadas a partir de uma idade muito precoce.

Este documentário acompanha uma experiência em uma escola primária que mostra o quão rapidamente as crianças podem assimilar a discriminação e todas as suas repercussões. Uma professora do ensino primário em Quebec conduziu um experimento no qual ela afirmou que estudos científicos provam que as crianças menores são geralmente mais criativas e inteligentes, e as mais altas são desajeitadas e preguiçosas. Ela dividiu sua turma com base nessas suposições. No dia seguinte, ela virou o jogo e fez com que se invertessem os papéis.

Algumas crianças de nove anos de idade entenderam que era tudo um jogo, mas para o resto acabou por ser uma experiência muito poderosa.