quarta-feira, setembro 25

Existem crocodilos no mar – Fabio Geda

Autor: Fabio Geda
Titulo Original: In The Sea There Are Crocodiles
Ano: 2011
Páginas: 173
Editora: Objetiva
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

Nota: 09/10

A vida imita a arte e a arte imita a vida, é difícil acreditar que ‘Existem crocodilos no mar’ Não é um romance de ficção. Ele conta a história verídica do menino afegão que foi abandonado pela mãe numa cidade nova, num país estranho, aos dez anos de idade. Sair do Afeganistão era sua única esperança de sobrevivência. Enaiatollah Akbari deixou a escola e as brincadeiras para embarcar numa Aventura por dois continentes até chegar a Itália, onde conheceu o Jornalista Fabio Geda, que é quem nos narra essa emocionante odisséia.



O texto é muito agradável, e a biografia romanceada do menino é interrompida diversas vezes por diálogos reais dele com o jornalista, e Geda coloca muito bem tais intercessões, tornando a narrativa ainda mais real e envolvente, ele consegue fazer com que o leitor se sinta em uma conversa com Akbari, ouvindo-o contar sua história.

É um livro pequeno, sobre coragem, preconceito, sonhos e a importância de princípios, valores e amizades. Pode ser lido em algumas horas, mas é extremamente intenso.

A força e superação de Enaiatollah fazem com que você enxergue um pouco mais sobre uma realidade (no geral) distante, o abandono, dor e luta por sobrevivência nos países em constante guerra.

"...eu li que a decisão de emigrar nasce da necessidade de respirar...E a esperança de uma vida melhor é mais forte do que qualquer sentimento"