sexta-feira, novembro 18

Porque não gosto do Natal



Na verdade o que odeio é a Orkutização do Natal, o apelo da mídia e do marketing. Vivemos num país que tem uma realidade bem patetica no que diz respeito a desigualdade, não acho certo alimentar o sonho do "Papai Noel" nas crianças que jamais receberão presentes do bom (bom?) velhinho. Acho que no Natal as pessoas ficam mais sensiveis, se abraçam, dizem coisas legais etc... O que podería ser feito todos os outros dias do ano. No Natal todo mundo lembra que tem Família, o que também poderia ser feito todos os dias do Ano.

Dezembro ta sempre esse climinha mais ou menos, cheiro de castanha, No inicio de Dezembro ja começa aquela coisa de "Antes do natal tenho que fazer x"..."Depois do natal y", as pessoas vão parando, ficando mais devagar até o Natal, "Aaa, não vou fazer agora não, daqui a pouco ja é Natal!" sem falar no Transito ( na freguesia nem quero imaginar), shopping lotado, isso sem contar os sorrisos forçados e confraternizaçoes forçadas com amigos que estudaram com voce no jardim de infancia ou com o chefe que não sabe o seu nome e nem falou com voce o ano inteiro, e com aquela tia que voce só ve nos natais dizendo que voce cresceu, mas nunca te liga durante o ano.

Outro problema é o "Na casa de quem?" Alguém sempre fica chateado com isso, nao tem como ficar se deslocando pra casa de um e de outro e se fizer uma opção nao sera bem vista pelo outro lado, o que fica completamente adverso ao "Espirito Natalino"

Outra coisa insuportável é o "amigo oculto", ( sem muitas explicaçoes), Gosto de dar presente pra quem eu quero, no valor que eu quiser.

Isso tudo porque ainda não citei as músicas, os papais noeis falantes e que cantam. Simone surge como uma Fenix a cada Natal cantando a única música pela qual ainda é lembrada, em lojas, mercados, escolas... Isso sem falar nos instrumentais com Harpas e Violinos que são de fuder.

A poluiçao visual aflora. Não satisfeitos em colocar `Lampadinhas' nas suas varandas. PESSOAS ENCHEM A SACADA DE PISCA PISCAS ALUCINANTES COLORIDOS TOCANDO MUSIQUINHA E PISCANDO FRENETICAMENTE DE FORMA ALEATÓRIA. ASSIM MESMO, COMO SE FOSSE UM PISCA PISCA EM CAPSLOCK.

Por último e MAIS importante: O Natal é o nascimento de Cristo. Tenho vontade de gritar toda vez que ouço alguém dizer a uma criança que natal é o aniversário do papai noel. E um brinde a hipocrisia, Quem é que vai na festa de aniversário de alguém que não gosta? Pessoas que fizeram merda o ano todo, leram a biblia e fizeram o inverso, no Natal montam suas arvores e comem até explodir, comemorando: O que??

Acho essa obrigação cultural um porre, cheio de regrinhas e padrões a serem seguidos.

Não curto o que o Natal se tornou.